os nossos serviços

O CASS pretende prestar um serviço de referência dirigido à comunidade envolvente. As  actividades do  CASS visam a melhoria das vivências de “miúdos” a “graúdos”.  A acção social e as respostas sociais estão vocacionadas na creche, no jardim de infância, nos tempos livres, no centro de dia, no centro de convívio, no apoio domiciliário, no lar de idosos e no centro comunitário.

CRECHE

JARDIM DE INFÂNCIA

TEMPOS LIVRES

CENTRO DE DIA

A creche é uma  das respostas sociais de natureza sócio-educativa, focada no o apoio às famílias e às crianças, e é destinada a acolher crianças com idades compreendidas entre  os 3 meses e  os 3 anos, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.

A creche encontra-se dividida em 2 berçários, 2 salas de 1 ano e 2 salas de 2 anos, com capacidade para 60 crianças.

O jardim de infância/estabelecimento de educação pré-escolar é uma resposta social para crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.

O jardim de infância encontra-se dividido em 3 salas, com uma capacidade total de 60 crianças.

O centro de actividades de tempos livres (CATL)  é uma resposta social  para crianças com idades compreendidas entre os 6 anos e a idade de ingresso no segundo ciclo.

 O CATL  encontra-se dividido em2 salas, com uma capacidade total de 40 crianças.

O centro de dia é uma resposta social que tem como objectivo a prestação de cuidados diversos, individualizados e personalizados. Tem com  a indivíduos e famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

Funciona entre as às 9:00h e as 18:00h.

CENTRO DE  CONVÍVIO

APOIO DOMICILIÁRIO

ERPI

CENTRO COMUNITÁRIO

O centro de convívio é uma resposta social, desenvolvida num equipamento ou edifício, de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais organizadas e dinamizadas pelos mais idosos. Destina-se, essencialmente, a pessoas idosas e a reformados de ambos os sexos.

O serviço de apoio domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de diversos cuidados   individualizados e personalizados, no domicílio, a indivíduos e famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

A estrutura residencial para idosos (ERPI) é uma resposta social desenvolvida em alojamento colectivo, de utilização temporário ou permanente, para pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, pretendem integração em estrutura residencial, podendo aceder a serviços de apoio biopsicossocial, orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, activo e plenamente integrado.

O centro comunitário tem como objectivo geral combater e prevenir as situações de pobreza e exclusão social, através de um modelo de intervenção de proximidade em parceria com Entidades e Instituições Locais.

Esta resposta social tem como área de abrangência as populações  das Freguesias de Souselas e Botão, Brasfemes, Torre de Vilela e Trouxemil e São Paulo de Frades.

ACTIVIDADES

No CASS durante todo o ano são desenvolvidas diversas actividades dirigidas a toda a comunidade e para todas as idades.

Copyright © 2015 CASS