O CASS pretende prestar um serviço de referência dirigido à comunidade envolvente. As actividades do CASS visam a melhoria das vivências de “miúdos” a “graúdos”. A acção social e as respostas sociais estão vocacionadas na creche, no jardim de infância, nos tempos livres, no centro de dia, no centro de convívio, no apoio domiciliário, no lar de idosos e no centro comunitário.
CRECHE
JARDIM DE INFÂNCIA
TEMPOS LIVRES
CENTRO DE DIA
A creche é uma das respostas sociais de natureza sócio-educativa, focada no o apoio às famílias e às crianças, e é destinada a acolher crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.
A creche encontra-se dividida em 2 berçários, 2 salas de 1 ano e 2 salas de 2 anos, com capacidade para 60 crianças.
O jardim de infância/estabelecimento de educação pré-escolar é uma resposta social para crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.
O jardim de infância encontra-se dividido em 3 salas, com uma capacidade total de 60 crianças.
O centro de actividades de tempos livres (CATL) é uma resposta social para crianças com idades compreendidas entre os 6 anos e a idade de ingresso no segundo ciclo.
O CATL encontra-se dividido em2 salas, com uma capacidade total de 40 crianças.
CENTRO DE CONVÍVIO
APOIO DOMICILIÁRIO
ERPI
CENTRO COMUNITÁRIO
O centro de convívio é uma resposta social, desenvolvida num equipamento ou edifício, de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais organizadas e dinamizadas pelos mais idosos. Destina-se, essencialmente, a pessoas idosas e a reformados de ambos os sexos.
O serviço de apoio domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de diversos cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a indivíduos e famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
A estrutura residencial para idosos (ERPI) é uma resposta social desenvolvida em alojamento colectivo, de utilização temporário ou permanente, para pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, pretendem integração em estrutura residencial, podendo aceder a serviços de apoio biopsicossocial, orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, activo e plenamente integrado.
O centro comunitário tem como objectivo geral combater e prevenir as situações de pobreza e exclusão social, através de um modelo de intervenção de proximidade em parceria com Entidades e Instituições Locais.
Esta resposta social tem como área de abrangência as populações das Freguesias de Souselas e Botão, Brasfemes, Torre de Vilela e Trouxemil e São Paulo de Frades.
ACTIVIDADES
No CASS durante todo o ano são desenvolvidas diversas actividades dirigidas a toda a comunidade e para todas as idades.
Mensagem da Direção - Aniversário saber mais...
Projecto QuintAAL - saber mais...
Projecto PO APMC - saber mais...
Em Junho de 2019 o CASS passou a integrar integrar o grupo das Instituições que estão a colaborar com a Intellicare e com o IBILI (Universidade de Coimbra) na implementação do projecto GameAAL - saber mais...
Copyright © 2022 CASS