O Centro de Apoio Social de Souselas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, constituída em 1992, que pretende prestar um serviço de referência dirigido à comunidade envolvente. A actividade do CASS é centrada no bem estar da comunidade, visando a melhoria das vivências de “miúdos” a “graúdos”. Desta forma, assume a solidariedade, a responsabilidade social, a honestidade, a eficácia/eficiência, a inovação, o diálogo e a dedicação como os seus valores essenciais.
Destacam-se como principais serviços do CASS:
PASSADO
ATÉ
2014
No ano de 1990, nasce a ideia de criar um projecto de apoio social através de uma obra virada para a comunidade em que se insere. Este sonho e desafio são levados a cabo por 4 pessoas:
António Craveiro Gomes
Bernardino Lopes
José Fernando Pimenta Mendes
Manuel Queiróz de Oliveira
Dois anos depois, a 3 de Junho de 1992, é definida a Comissão Instaladora do Centro de Apoio Social, com sede na Rua 1º de Maio 19, em Souselas. A 24 de Junho de 1992, é elaborada a escritura pública da constituição do Centro de Apoio Social de Souselas (CASS).
No decorrer do ano de 1992, muitas actividades tiveram lugar para dar corpo e sustentar o CASS. A 19 de Dezembro de 1992 tem lugar a primeira Assembleia Geral do Centro de Apoio Social de Souselas, bem como a eleição dos Corpos Sociais, os quais viriam a tomar posse a 18 de Janeiro do ano seguinte.
Em Julho desse mesmo ano, o CASS é registado como Associação de Solidariedade Social e é oficialmente reconhecido como Instituição de Utilidade Pública, após a formalização em Diário da República, a 6 de Setembro de 1993.
O início das actividades de índole social é suportado pelo desenvolvimento de acções vocacionadas para os mais jovens, com a creche e o jardim de infância, e também acções focadas nos mais velhos, com os centros de convívio e de dia, bem como nos serviços de apoio domiciliário.
Em Outubro de 2003, no seguimento do 'Projecto Criança a Sério' (no âmbito do 'Programa Ser Criança) é formalizado um acordo com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, tendo em vista o atendimento e acompanhamento psicossocial descentralizado, destinado a famílias beneficiárias do rendimento social de inserção e/ou acção social das freguesias de Souselas, Botão, Brasfemes, Torre de Vilela e São Paulo de Frades. Este acompanhamento visava prestar um apoio mais próximo e atento à família, com o objectivo de diminuir a disfuncionalidade, promover a aquisição de competências ao nível pessoal, social e profissional, promover a igualdade de oportunidades e combater a multiplicidade dos modelos de necessidade e de carências.
O CASS foi a entidade promotora do processo de descentralização da prestação de cuidados sociais junto das freguesias envolventes (Botão, Torre de Vilela, Brasfemes e São Paulo de Frades), mediante protocolos de cooperação com as IPSS locais.
A 31 de Julho de 2007, foi assinado o auto de consignação da construção do edifício do centro de noite e creche, com o apoio do POEFDS e da Cimpor de Souselas.
No decorrer destes anos de actividade, O CASS foi crescendo e ganhando o apoio, o carinho e o reconhecimento da comunidade envolvente. Durante este espaço temporal, foram reforçados os apoios prestados no âmbito das respostas sociais do CASS, com particular destaque para o aumento dos apoios e do número de utentes e, em termos institucionais, para o reforço dos técnicos, das pessoas afectas ao CASS e da frota de viaturas.
PRESENTE
ANO
2015
Em Janeiro de 2015 é eleita uma nova direcção para o CASS.
Nos primeiros meses de 2015, e no seguimento de um projecto iniciado pelos membros da direcção anterior, são implementados o centro de convívio e o serviço de apoio domiciliário e, por outro lado, são integrados centros de dia e de noite, resultando na definição do lar de idosos.
Esta alteração poderá possibilitar a reformulação de um protocolo existente entre o CASS e a Segurança Social.
A continuação da regularização, em sede camarária, das diversas áreas do CASS é também uma missão/função prioritária, focando-se, numa primeira fase, na área designada como Centro de Actividades de Tempos Livres, seguindo-se a área do Jardim de Infância.
De acordo com a nova lei que regulamenta as IPSS, verifica-se a definição de um conjunto de alteração dos Estatutos do CASS. Estas alterações contemplam, entre outras, o aumento discriminativo das áreas sociais e intervencionais do Centro de Apoio Social de Souselas, com especial relevo para a nova resposta social: a área da Formação (interna e externa).
Tem vindo a ser desenvolvidos esforços tendentes a uma adaptação funcional e estrutural do Centro de Apoio Social de Souselas tendo em vista a implementação do estatuto de 'empresa social'.
Actualmente o CASS disponibiliza um leque diversificado de serviços:
FUTURO
ATÉ
2018
Para um período de quatro anos realizar-se-á a reorganização funcional do CASS, tendo em vista a optimização de procedimentos institucionais e as respostas sociais.
O CASS pretende dar continuidade a alguns dos projectos já iniciados e, desenvolver, progressivamente algumas das suas respostas culturais em prol da comunidade envolvente e da melhoria da qualidade de vida dos seus utentes seniores.
É expectável que se desenvolvam estratégias para reforçar os protocolos de cooperação e de parceria existentes bem como definir e formalizar novos protocolos e parcerias que se configurem como mais-valias para o CASS.
A melhoria continua da qualidade dos serviços são metas em constante. De igual forma, o reforço das medidas de gestão e finanças visando melhoria progressiva da condição financeira do CASS, são metas em constante actualização.
Durante os próximos tempos de actividade pretende-se iniciar o estudo-projecto da edificação do Jardim de Infância do CASS.
A qualidade dos serviços prestados é um dos pilares que rege o CASS, desta forma a implementação sistemas qualidade e certificação de qualidade são objectivos basilares para um futuro próximo.
Copyright © 2015 CASS